quarta-feira, 9 de maio de 2012

Palácio Anchieta abre as portas para exposição "Mestres Franceses"


Os capixabas já podem visitar a exposição "Mestres Franceses" no Palácio Anchieta, em Vitória. A mostra, inédita no Brasil, reúne pinturas e gravuras originais dos artistas Edouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Fernand Léger e Marc Chagall. As obras estarão colorindo o Salão Afonso Brás até o dia 10 de junho, e a entrada é franca. A exposição foi lançada oficialmente, na noite desta quinta-feira (26).

A exposição, realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Instituto Sincades, é uma oportunidade única para o público capixaba conhecer, gratuitamente, os traçados de desenhos dos artistas que contribuíram para o desenvolvimento de movimentos vanguardistas em nível internacional.

Durante o lançamento da exposição, o governador Renato Casagrande destacou a importância da realização da mostra para o Espírito Santo, e principalmente para os estudantes capixabas. "É uma alegria trazer obras deste porte, como os Mestres Franceses para os capixabas. Faremos uma conexão da mostra com as escolas. A exposição é um estímulo para a nossa rede de ensino, já que promove aprendizado cognitivo sobre a arte", ressaltou.

O governador também destacou o fato de o Espírito Santo ter recebido várias exposições internacionais nos últimos anos, como as mostras dedicadas a Leonardo da Vinci, Michelangelo, Mestres Espanhóis e Modigliani, e neste ano, o Estado tem o privilégio de receber os precursores da arte moderna mundial. "É uma honra trazer exposições tão importantes, para que os capixabas desfrutem de forma gratuita desta cultura. Em lugar nenhum do mundo isso acontece".
Das gravuras, 25 são de Chagall, 63 obras em serigrafia são de Fernand Léger - pertencentes à coleção "O Circo" -, 11 obras litográficas foram produzidas por Renoir e 32 desenhos de águas-fortes e águas-tintas são de Edouard Manet.

As gravuras mais antigas são de Renoir, datadas de 1841, e representam o recorte das distintas vivências do artista. As cenas demonstram memórias dos vilarejos franceses de Limoges e Cagnes-sur-Mer. 
Já Manet é representado por uma série de obras dedicadas a personagens do cotidiano. Chagall, por sua vez, demonstra sua busca espiritual nas 24 litografias da exposição, enquanto Léger poderá ser apreciado pela alegria do circo.

Além da variada temática das gravuras, a mostra tem um frontispício da coleção "Êxodo", de Marc Chagall. O frontispício é a primeira página de um livro que traz o título em referência à obra do mestre francês presente na mostra.

"É um privilégio para o Espírito Santo receber uma exposição deste nível. Nossa intenção é aproximar cada vez mais a arte dos capixabas, além de levar os alunos da rede estadual a apreciar uma arte privilegiada. Isso é democratizar o acesso à cultura. Em lugar nenhum do mundo existe este acesso de forma gratuita", disse o secretário estadual de Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Paulão.

O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, enfatizou o momento importante que a cultura vem passando no Estado. "O Espírito Santo está definitivamente no circuito de exposições nacionais e internacionais. Podemos afirmar que os capixabas são multiplicadores de conhecimento sobre arte, os números de visitantes comprovam isto". No ano passado, 70 mil pessoas prestigiaram as exposições do Palácio Anchieta.

Também estiveram presentes a presidente da Comissão de Cultura, Luzia Toledo, o subsecretário estadual de de Cultura, Erlon Paschoal, a subsecretária de Patrimônio Cultural, Joelma Consuelo Fonseca e a diretora da Rede Gazeta, Maria Alice Lindenberg.

Agendamento para grupos

Os grupos terão acesso a um atendimento personalizado. Durante a visita serão orientados por monitores, preparados para passar todas as informações sobre as obras e os artistas. 

Para garantir a visita guiada é necessário agendar pelo telefone(27) 3636 -1062 , ou e-mail agendamento@palacioanchieta.es.gov.br. O horário de atendimento é das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.







Fonte: http://www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário