segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festa no Vale Encantado


VALE ENCANTADO: Sonho e Realidade


Eixo Temático: O Vale Encantado, a história, organização e características do bairro (crianças, adolescentes, jovens e adultos) e as relações de respeito, amizade e solidariedade na convivência coletiva no cotidiano da comunidade e a projeção de futuro com possibilidades de melhoria da qualidade de vida da população.


Período: 04/03 a 02/06/2010
Evento de Encerramento: Dia 02/06/2010 com um festival de Pipas produzidas na Instituição.


Objetivo Geral: Promover o diálogo com as crianças e os adolescentes sobre a comunidade onde vivem, sua história, os problemas enfrentados e as possibilidades de mudanças positivas para o futuro.


Objetivos Específicos:
-Estabelecer com o grupo as regras de convivência coletiva no cotidiano da comunidade.
- Desenvolver coletivamente um levantamento das características, particularidades, e pontos de referência do Bairro Vale Encantado.
- Promover a leitura de imagem através do uso de fotografias antigas e atuais do bairro apontando comparativamente as transformações sofridas no bairro com o passar do tempo.
- Pesquisar através de entrevistas com os avós das crianças, adolescentes e moradores mais antigos, como surgiu a comunidade e as modificações sofridas.
- Produzir uma maquete do bairro localizando a AAOCA no espaço modificado.
- Conhecer a infra-estrutura do bairro, as necessidades e possibilidades de melhoria (transporte coletivo, educação, saúde, iluminação e segurança pública).
- Pesquisar as formas de lazer e entretenimento, bem como as brincadeiras e os brinquedos antigos utilizados pelas crianças e adolescentes no inicio da comunidade.
– Discutir com o grupo o uso da pipa como brinquedo utilizado na comunidade, sua forma de fabricação artesanal e os cuidados que devem ser tomados quando for solta-las no espaço construído.
-Organizar coletivamente o I Festival de Pipas Ornamentais da AAOCA.
- Discutir hábitos e atitudes que possam contribuir para com o meio ambiente em que vivemos.
-Discutir as práticas cotidianas ligadas às relações interpessoais na AAOCA, na família e em nossa comunidade.
-Oportunizar a criação e o desenvolvimento de trabalhos expressivos nas diferentes linguagens da Arte. Material Referencial para o desenvolvimento do Módulo I

Referência

Produção Áudio Visual : Filme Alice no País das Maravilhas

Produção Musical Rap do Vale Encantado - Proposta de Releitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário