segunda-feira, 26 de julho de 2010

3º Encontro de Equipe Parceiras

A Boba - Anita Malfatti


No mês de maio focamos nossa intervenção no acompanhamos e finalização dos primeiros módulos de trabalhos em todas as cinco organizações parceiras, e realização do 3º Encontro das Instituições Parceiras.

Todas as equipes se dedicaram em gerar o Evento de Encerramento do I Modulo de Trabalho envolvendo as comunidades locais, parceiros e as famílias dos grupos atendidos. A efetivação dos eventos propostos possibilitou ressaltar os avanços no que se refere à construção de um circuito informativo significativo, ligado as praticas educativas desenvolvidas, bem como, divulgar o trabalho aproximando parceiros, famílias e a comunidade local. No 3º Encontro das Instituições Parceiras tivemos como temática o conceito da Educação Integral com o intuito de gerar uma discussão coletiva em torno das questões que envolvem este tema, que e o objetivo maior de todo o nosso trabalho.


Data : 21/05/2010 de 14:00 ás 17:00h


Local OSNSG

Temas Abordados

1 -Que história é essa?

-1917 - Exposição da Anita Malfatti-1922- Semana de Arte Moderna de São Paulo

-1941- Escolinha de Arte no Brasil – Augusto Rodrigues
-1971 - Educação Artística
-1980 - Movimento das ONGS
- Proposta Triangular no Ensino da Arte Ana Mae Barbosa
- 1990-Declaração Mundial de Educação para todos
-1996- Lei n.9.394/96 – LDB
- 2000- PCN - Arte

2- LDB - Com a Lei n. 9.394/96, revogam- se as disposições anteriores e Arte é considerada obrigatória na Educação Básica: “O Ensino da Arte constituirá componente circular obrigatório, nos diversos níveis de educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”


3 - Acesso e mediação - Conversa sobre como possibilitar um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício em conjunto complementar da razão e do sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir-se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se e alegrar-se com descobertas.


4 - Declaração Mundial de Educação para todos - ( 1990 – TailândiaEntre países - membros da UNESCO )


5 -Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a Viver Junto, Aprender a fazer.

6 - Conceitos e palavras que estão na nossa cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário