terça-feira, 29 de junho de 2010

Associação Amor e Vida

Na Associação Amor e Vida a equipe pedagógica foi toda renovada, os educadores sociais não conheciam a proposta metodológica do Projeto Ponte e esperavam que as estratégias pedagógicas que iriam desenvolver, já estivessem pré-definidas pela equipe de disseminação da metodologia Ponte. Iniciamos a discussão com a equipe sobre os conceitos que envolvem este fazer educativo e a partir daí, traçamos o I Módulo de trabalho, que se construiu tendo como eixo transversal o Meio Ambiente. Buscou-se focar o tema para melhor desenvolve-lo, o I Módulo terá O LIXO como eixo temático.



A partir da organização do I Módulo, começamos a produzir o Calendário Anual de Ações Pedagógicas/2010 e a repensar as atividades diárias da organização para que possam contribuir para desenvolvimento integral das crianças atendidas.

Na Unidade I da Associação Amor e Vida, a Casa Jesus Menino, começamos a conceituar, mapear e arrumar as Salas Ambientes, a sala que antes guardava as peças para o Bazar, transformou-se numa Sala de Música, com prateleira para os instrumentos e pautas musicais, a Sala de Artes está sendo revitalizada, com a produção coletiva de um mural sobre o Lixo e a Sala de Leitura foi reorganizada para promover o acesso a produção literária às crianças e adolescentes . Na Unidade II, O Centro Ambiental São João Batista, começamos a repensar o espaço que atender ás crianças e adolescentes, assim que estiverem finalizadas as obras nas dependências do Centro. Em nossa visita propusemos o início da separação dos materiais por sala ambiente e a triagem dos livros, brinquedos e entulhos que se acumulavam.

Um comentário:

  1. Estive presente neste Evento e pude ver como a Cidade de Cariacica é rica em histórias, saberes e valores!!!

    ResponderExcluir