quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oficina de Fotografia

Os alunos da oficina de fotografia, ministrada pelo educador Marlos Marques, fizeram uma atividade de auto retrato. 
Auto-retratos são uma excelente forma de fazer experiências e praticar as mais diversas técnicas de fotografia, um ótimo exercício de visualização da própria identidade. 
Como desdobramento da atividade, eles fizeram cópias das próprias fotos com  lápis e nankin, a ideia é transformar os auto retratos em um video de animação.


Confira algumas fotos dessa etapa do processo.
 
 







 

terça-feira, 22 de maio de 2012

3ª Semana do Meio ambiente

Do  dia 14 ao dia 17 de maio de 2012  aconteceu a 3ª Semana do Meio Ambiente da Obra Social Nossa Srª das Graças.
Recebemos a visita do Procon, Centro Zonozes, e Cesan, que contribuíram para uma semana com passeio ecológico, palestras, teatro, filmes, dinâmicas, conversas sobre o meio ambiente, preservação e sustentabilidade.


Confira algumas fotos!








segunda-feira, 21 de maio de 2012

Visita ao Museu do telefone!

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente a Obra Social Nossa Srª das Graças visitou o Museu do Telefone,  uma visita guiada que mostra a evolução das telecomunicações e o impacto ambiental provocado. Aparelhos de 1888 até o dia de hoje.
 O Museu do telefone também possui um projeto chamado Sapinho ecológico. Ao fim da visita são distribuídos sapinhos de argila com sementes, o museu também troca resíduos tóxicos (pilha, bateria, celular) por sementes de árvores. 

O Museu do telefone está participando da  10ª Semana Nacional dos Museus, realizada no Espírito Santo entre os dias 14 e 20 de maio.
A Semana Nacional dos Museus, realizada desde 2003, é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura, responsável pela Política Nacional de Museus, pela melhoria dos serviços do setor e que conta com mais de 3.000 museus mapeados.
Seu objetivo é democratizar o acesso e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Desde sua primeira edição, a Semana Nacional dos Museus já promoveu aproximadamente 10 mil eventos, entre seminários, shows, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filmes e documentários e outros.


Ficou com vontade de conhecer?
O Museu do telefone fica na Rua Dionísio Rosendo nº 37, Centro
Funcionamento: 9 h às 16 h.


As visitas podem ser agendadas pelos telefones:              (27) 3200-2711       /(27) 8134-4222       e pelo email: museudotelefone@oi.com.br 


Confira algumas fotos!










terça-feira, 15 de maio de 2012

Teia ES.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura, com a Prefeitura Municipal de Vitória, com as entidades contempladas como Pontos, Pontões e Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura, e com o Instituto Sincades, realiza o encontro Teia Espírito Santo 2012. O evento acontecerá nos dias 01 e 02 de junho no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória.


Serão dois dias de debates, trocas de experiências e intercâmbios, com a presença da Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, nos quais serão abordadas as diretrizes que fundamentam a Rede de Pontos de Cultura do Espírito Santo.

O objetivo é reunir representantes e integrantes dos Pontos, Pontões e Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura em um grande encontro. Entre as premissas do evento estão a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação de um Brasil a se revelar.

Na tarde da última quinta-feira (10), na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), aconteceu a reunião da Comissão de Organização da Teia Espírito Santo. O propósito foi nivelar as informações dos grupos de trabalho e a apresentação da marca da Teia ES 2012. A marca foi construída em uma Oficina Criativa realizada pelo Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação.
 



Saúde Bocal na Associação Amor e Vida


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeção!

Durante a aula de informática, o professor Victor Monteiro  trabalhou projeção com os alunos, veja o resultado dessa experiência!










IV Bienal Rubem Braga


Do dia 15 a 20 de Maio, irá acontecer em Cachoeiro de Itapemirim, a IV Bienal Rubem Braga, durante a Feira do Livro.
Acompanhe a programação e organize-se!


Palácio Anchieta abre as portas para exposição "Mestres Franceses"


Os capixabas já podem visitar a exposição "Mestres Franceses" no Palácio Anchieta, em Vitória. A mostra, inédita no Brasil, reúne pinturas e gravuras originais dos artistas Edouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Fernand Léger e Marc Chagall. As obras estarão colorindo o Salão Afonso Brás até o dia 10 de junho, e a entrada é franca. A exposição foi lançada oficialmente, na noite desta quinta-feira (26).

A exposição, realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Instituto Sincades, é uma oportunidade única para o público capixaba conhecer, gratuitamente, os traçados de desenhos dos artistas que contribuíram para o desenvolvimento de movimentos vanguardistas em nível internacional.

Durante o lançamento da exposição, o governador Renato Casagrande destacou a importância da realização da mostra para o Espírito Santo, e principalmente para os estudantes capixabas. "É uma alegria trazer obras deste porte, como os Mestres Franceses para os capixabas. Faremos uma conexão da mostra com as escolas. A exposição é um estímulo para a nossa rede de ensino, já que promove aprendizado cognitivo sobre a arte", ressaltou.

O governador também destacou o fato de o Espírito Santo ter recebido várias exposições internacionais nos últimos anos, como as mostras dedicadas a Leonardo da Vinci, Michelangelo, Mestres Espanhóis e Modigliani, e neste ano, o Estado tem o privilégio de receber os precursores da arte moderna mundial. "É uma honra trazer exposições tão importantes, para que os capixabas desfrutem de forma gratuita desta cultura. Em lugar nenhum do mundo isso acontece".
Das gravuras, 25 são de Chagall, 63 obras em serigrafia são de Fernand Léger - pertencentes à coleção "O Circo" -, 11 obras litográficas foram produzidas por Renoir e 32 desenhos de águas-fortes e águas-tintas são de Edouard Manet.

As gravuras mais antigas são de Renoir, datadas de 1841, e representam o recorte das distintas vivências do artista. As cenas demonstram memórias dos vilarejos franceses de Limoges e Cagnes-sur-Mer. 
Já Manet é representado por uma série de obras dedicadas a personagens do cotidiano. Chagall, por sua vez, demonstra sua busca espiritual nas 24 litografias da exposição, enquanto Léger poderá ser apreciado pela alegria do circo.

Além da variada temática das gravuras, a mostra tem um frontispício da coleção "Êxodo", de Marc Chagall. O frontispício é a primeira página de um livro que traz o título em referência à obra do mestre francês presente na mostra.

"É um privilégio para o Espírito Santo receber uma exposição deste nível. Nossa intenção é aproximar cada vez mais a arte dos capixabas, além de levar os alunos da rede estadual a apreciar uma arte privilegiada. Isso é democratizar o acesso à cultura. Em lugar nenhum do mundo existe este acesso de forma gratuita", disse o secretário estadual de Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Paulão.

O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, enfatizou o momento importante que a cultura vem passando no Estado. "O Espírito Santo está definitivamente no circuito de exposições nacionais e internacionais. Podemos afirmar que os capixabas são multiplicadores de conhecimento sobre arte, os números de visitantes comprovam isto". No ano passado, 70 mil pessoas prestigiaram as exposições do Palácio Anchieta.

Também estiveram presentes a presidente da Comissão de Cultura, Luzia Toledo, o subsecretário estadual de de Cultura, Erlon Paschoal, a subsecretária de Patrimônio Cultural, Joelma Consuelo Fonseca e a diretora da Rede Gazeta, Maria Alice Lindenberg.

Agendamento para grupos

Os grupos terão acesso a um atendimento personalizado. Durante a visita serão orientados por monitores, preparados para passar todas as informações sobre as obras e os artistas. 

Para garantir a visita guiada é necessário agendar pelo telefone(27) 3636 -1062 , ou e-mail agendamento@palacioanchieta.es.gov.br. O horário de atendimento é das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.







Fonte: http://www.secult.es.gov.br

Semana do Meio Ambiente!


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Oficina de ilustração

Hoje na Obra Social Nossa  Nossa Sr. das Graças tivemos Oficina de ilustração com a artista  plástica Mara Perpétua.

Confira algumas fotos!